sábado, 17 de setembro de 2011

Budapeste

Budapeste foi, de longe, a cidade que mais me surpreendeu. De Praga, já levava altas expectativas. De Viena já esperava tudo em grande. Para Budapeste só levei curiosidade. Budapeste pareceu-me uma cidade mais real. Mais humana, digamos.
Uma curiosidade, quando entramos na Hungria, paramos numa estação de serviço para verter águas e tomar qualquer coisa a aquela música muito conhecida da Aurea passava numa qualquer rádio húngara. Tomamos um cafézinho e pagamos em forints. A moeda na Hungria é relativamente parecida ao nosso antigo escudo 1000 forints = +/- 4 euros. 
Já no centro da cidade havia muito trânsito, muito ruído e cheiro a poluição. Budapeste é uma cidade grande, cheia de movimento, com muito comércio e casinos ( embora, não tantos como em Praga). Os monumentos não estão muito bem conservados, mas parece que estão a melhorar nesse aspecto. É uma cidade também cheia de história, como as anteriores, mas onde se nota aquele contraste com o modernismo e o avanço que faz desta a "pérola do Danúbio". Apesar de não ter a limpeza e o perfeccionismo de Viena ou Praga, achei Budapeste uma cidade cheia de carisma e com muito potencial. Vim mesmo com uma boa impressão, talvez porque tenha sido a cidade onde ficamos mais tempo e tivemos mais tempo para explorar. Gostei muito.
Em relação à língua, os húngaros falam húngaro. E só, já chega. Inglês? Nada. Placas em inglês não há. Em duas ocasiões andamos à borla nos transportes públicos, porque não descobrimos onde se tiravam os bilhetes e não havia ninguém que nos soubesse explicar. Era um filme para perceberem o que queríamos. Cheguei quase mestra em linguagem gestual.














6 comentários:

Aflito disse...

Austria, Rep. Checa, Eslováquia, Hungria...

Olha, eu hoje estive no Martim Moniz. Também é mais ou menos como visitar 4 ou 5 países.

Cada um tem o que merece...

Cátia Gomes disse...

Não conheço Martim Moniz. Não fazia ideia. Se soubesse, às tantas tinha poupado 1400 euros.

Aflito disse...

Não conheces?

Ainda há gente com sorte!

Cátia Gomes disse...

Não conheço. Mas já está no meu top 10 de lugares a conhecer.

Soraia disse...

Great :)b

sara disse...

Uau! Realmente parece lindíssima!